sexta-feira, 26 de março de 2010

O que é um distúrbio motor do esôfago?

O esôfago é um tubo constituído de músculo que se estende do pescoço ao abdomen e comunica a parte posterior da garganta ao estômago.
Quando engolimos , há uma coordenação de movimentos musculares através de contrações seqüenciais que empurram o alimento ou líquido da garganta até o estômago .
Distúrbio motor é quando as contrações musculares se tornam desordenadas ou fracas , interferindo com o movimento do alimento através do esôfago.
Distúrbios motores causam dificuldade para engolir , regurgitação de alimento, e em algumas pessoas dor no peito (imitando dor de infarto do coração)

Acalásia é um dos vários tipos de desordem motora do esôfago . É caracterizado pela ausência de contrações musculares na porção inferior do esôfago e falha na abertura do esfíncter esofagiano inferior (grupo muscular que fica fechado em repouso , impedindo o retorno do ácido do estômago para o esôfago – DRGE) .
Esta falha impede o alimento de chegar até o estômago. Pessoas com acalásia tem dificuldade progressiva em ingerir alimentos sólidos até líquidos com o passar dos anos. Geralmente apresentam regurgitação (retorno do alimento até a boca antes de chegar no estômago) e algumas vezes dor no peito. Pode haver perda de peso progressiva.

O motivo pelo qual se inicia esta descoordenação dos movimentos do esôfago não estão bem definidos. Algumas doenças como o lupus eritematoso sistêmico que pode levar a uma alteração motora do esôfago. Um grupo de células nervosas que é responsável pela coordenação dos movimentos sofrem alterações degenerativas . O motivo destas alterações ainda não é conhecido.
Distúrbios motores são problemas persistentes, podendo durar por meses ou anos. Portanto se você experimentou sintomas esporádicos é provável que não se trate de distúrbio motor do esôfago. Os pricipais sintomas são : dificuldade para engolir, regurgitação de alimentos e dor. Nem todas as pessoas têm todos os sintomas . Em pacientes com acalásia o sintoma incial é a dificuldade de engolir. A dor é um sintoma raro em acalásia.
Os outros distúrbios não necessitam de terapia específica. Quando os sintomas são exuberantes os pacientes devem receber medicacamentos que relaxem a musculatura do esôfago, ajudando a diminuir a descoordenação de movimento. Raramente a cirurgia é necessária.
Em alguns casos o distúrbio motor é secundário a irritação da mucosa esofágica devido a doença de refluxo. O tratamento deve ser dirigido para a doeça do refluxo.


postado por maria tatiana e vivianne vandesmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário