O esôfago é um tubo musculomembranoso, longo e delgado, que liga a boca e a faringe ao estomago. Ele permite a passagem do alimento ou líquido ingerido até o interior do sistema digestivo, através de contrações musculares. A maior incidência de câncer de esôfago ocorre na China, Japão,Cingapura,Porto Rico,Turquia e Irã , e na região sul do Brasil, pois o hábito de ingerir bebidas muito quentes proporciona o desenvolvimento do câncer de esôfago.A maior incidência encontra-se em homens entre 55 e 65 anos de idade.
FATORES DE RISCO: Alto consumo de BEBIDAS ALCOÓLICAS e TABAGISMO. Outras condições que podem ser predisponentes para a maior incidência deste tumor são a TILOSE (uma doença rara que provoca o crescimento excessivo da camada superior da pele nas palmas das mãos e solas dos pés), a ACALASIA (é uma desordem motora do esôfago), lesões cáusticas,deficiência de ferro, agentes infecciosos como o papiloma vírus,e história pessoal de câncer de cabeça e pescoço ou pulmão.
PREVENÇÃO: Adotar uma dieta rica em frutas e legumes.SINTOMAS: O câncer de esôfago na sua fase inicial não apresenta sintomas. Porém, alguns sintomas são característicos como a DISFAGIA com regurgitação ( dificuldade ou dor ao engolir), dor torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda do apetite.
DIAGNÓSTICO: O diagnóstico é feito através da endoscopia digestiva alta,biópsia,raios x de tórax e tomografia .
TRATAMENTO: A cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a combinação destes três tipos, uma vez que o tumor é muito agressivo.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS:prejuízo no ato denutrir-se ,humor deprimido,medo,fantasias,irritabilidade,ansiedade,etc...são alguns aspectos que podem compor este quadro de difícil manejo.
Fonte: ABC da Saúde
Por : Maria Tatiana e Vivianne Cortez
Nenhum comentário:
Postar um comentário