domingo, 16 de maio de 2010

Colite ulcerativa


Também chamada de retocolite, ileíte ou proctite, a Colite Ulcerativa é uma doença que causa inflamação e feridas – chamadas úlceras – no revestimento do intestino grosso – ou cólon. Geralmente a inflamação ocorre no reto na parte mais inferior do cólon, mas pode afetar todos os segmentos do intestino grosso. A colite ulcerativa apenas raramente afeta o intestino delgado, exceto pelo íleo – a porção terminal do intestino delgado. A inflamação causa diarréia, devido à necessidade freqüente de esvaziamento do cólon. As úlceras formam placas no revestimento do intestino, sangram e podem produzir pus e muco.

A colite ulcerativa é uma forma de doença inflamatória intestinal, generalização para as doenças que causam inflamação intestinal. Ela pode ser difícil de ser diagnosticada, pois seus sintomas são parecidos com o de outras doenças intestinais como a Síndrome do Cólon Irritável e doença de Crohn (esta, outra forma de doença inflamatória intestinal). A doença de Crohn difere da colite ulcerativa pois causa uma inflamação mais profunda na parede intestinal. A doença de Crohn geralmente ocorre no intestino delgado, mas pode acometer o trato digestivo da boca ao ânus.

A colite ulcerativa afeta homens e mulheres, sendo mais freqüente em pessoas entre 15 e 40 anos de idade. Mesmo assim, crianças e idosos algumas vezes desenvolvem a doença. Pode haver predisposição familiar.

Os sintomas mais comuns são dor abdominal e diarréia sanguinolenta. Os pacientes também podem apresentar fadiga, episódios febris freqüentes, perda de peso, diminuição do apetite e sangramento retal persistente.

Cerca de metade dos portadores apresentam sintomas leves. A colite ulcerativa também pode estar associada a artrite, inflamação dos olhos, doenças do fígado (fígado gorduroso, hepatite, cirrose e colangite esclerosante primária), osteoporose, anemia e pedras nos rins.

Ninguém sabe ao certo porquê os problemas ocorrem fora do cólon. Os cientistas acreditam que o sistema imune possa desencadear a resposta inflamatória em outras partes do corpo. Estes distúrbios associados em geral são leves e desaparecem com o tratamento da colite.

O principal exame é a colonoscopia ( Ver Colonoscopia ), cuja indicação depende do relato do paciente e dos achados ao exame físico. O exame visualiza a inflamação, os pontos sangrantes e as úlceras na parede do cólon (intestino grosso), possibilitando a realização de biópsias.

Outro exame útil na suspeita de retocolite é o Enema Opaco (também chamado de enema baritado). Neste exame, injeta-se uma solução de bário no cólon e são realizadas diversas radiografias. O bário desenha o cólon em branco nas chapas escuras. O enema opaco é um método não-invasivo que evidencia úlceras ou outras anormalidades do cólon.

Fonte: http://ww.saudevidaonline.com.br/ale_colite_ulcerativa.htm
Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário